20111025

Alejandro Jodorowsky

Alejandro Jodorowsky: Cuando un buscador de la Verdad alcanza la sabiduría, deja de querer ser un Maestro y se convierte en alumno perpetuo. Colmado de humildad, aprende incluso de aquellos que para los otros merecen el desprecio y el castigo. Uno de estos sabios, cuando su caja fuerte fue vaciada por un ladrón, comentó que había aprendido siete cosas de él:

1.- Realiza su labor con disimulo, en un estricto silencio, tratando de no ser visto.

2.- No se desalienta: Lo que no logra realizar en una ocasión, lo logra en la ocasión siguiente.

3.- Actúa en perfecta unión con sus cómplices.

4.- Todo aquello de lo que se apropia lo tiene en poca estima y lo cede a un bajo precio.

5.- Para conseguir lo que quiere no duda en arriesgar su vida.

6.- Si los otros al darse cuenta de lo que logró lo muelen a golpes, él soporta esto dignamente, sin defenderse.

7.- Ama tanto su trabajo que no quiere cambiarlo por ningún otro, sea cual sea la ganancia que se le ofrece.

Y nuestro sabio continuó tranquilamente sus estudios diciendo: “Lo que consiga con dificultad, lo daré fácilmente. Nunca guardaré un conocimiento en la caja fuerte. Si dar es darse, haré como hacen los ladrones: nunca me robaré a mí mismo”.

20110503

pra pensar o que fazer com isso

Sim – a noite virou uma extensão das redes sociais. As pessoas estão realmente mais interessadas em “reencontrar” pessoalmente os amigos com quem passaram o dia conversando, seja no Twitter, via Gtalk, no Facebook ou pelo MSN. E não é que as pessoas deixaram de se interessar por música, mas é que elas querem ouvir músicas que já conhecem, daí um fenômeno recente – de uns dez anos para cá – do frequentador que pede música para o DJ, algo considerado profano nos tempos em que o DJ era o soberano da noite. Talvez isso ocorra porque as pessoas estão ouvindo menos rádio e encontram, na noite, uma alternativa à zona de conforto que era o rádio em seus dias de glória.

Acontece que o DJ está perdendo a importância vertical que tinha sobre a pista – algo que afetou qualquer área que tenha sido invadida pela internet. Do mesmo jeito que as indústrias da música, do cinema, dos games, das notícias, entre outras, a cultura noturna também foi afetada pela horizontalização imposta pela rede. Agora é hora de aprender a lidar com isso para seguir a história.

20110418

Italia, 30 dias. Sapore D´italia.


Uma semana de pré produção, 22 dias filmando e deslocando, 2 folgas. Uns 3000 km percorridos. Roma, Veneza, Padova, Vicenza, Arcie, Auronzo, Pedavena.
Fomos lá com uma missão impossivel, gravar 70 porcento de uma série de 5 programas para a RBS TV, nucleo de especiais, em terra estrangeira. Conseguimos com um misto de coragem e insanidade que acredito seja a receita de 99% das invenções da humanidade. Acumulando expressões nada pacíficas como "tiro no pé", "guerrilha" e "shots", e gravando ao som de "go go go!", fomos vencendo batalha a batalha, sem olhar muito pra trás pra evitar a vertigem. Tinhamos criado coisas ousadas no roteiro, mas essa criação se mostrou bem positiva. Tinhamos a premissa de uma série de comédia em tom documental, mas acho que se fôssemos pra lá esperando coisas interessantes acontecerem, cairiamos no lugar comum. Gravamos o plano B, a realidade inventada, a história pra fazer a criança nanar, a piada pra alegrar a mesa. Verossimilhança? Dá um tempo.
Voltei da viagem com a convicção que a imaginação, o espaço ficcional, a criação, pode ser visto como uma faceta da realidade, do documental. Se todo olhar interfere no objeto, porque não fazer o contrário apenas, deixar o objeto interferir no projeto. Existem milhares de Italias, mas só uma com o Sapore D'Italia. Um brinde de prosecco pra criatividade.
Na foto, minha homenagem às bicicletas de Padova, que levam os ciclistas mais elegantes a todos os seus lugares. Porto Alegre nâo chega lá, mas quem quiser pode.

20110218

DINDI - RONNIE VON


Qua amor essa versão.

NOVO CLIPE DO RADIOHEAD

É mais do mesmo sim, Mas é bom, there's an empty space in my heart...
É o artista sem recursos espciais pra botar seu coração na roda, com voz em falsete exaltando belezura, beleza e aura.
Qum bom, seja benvindo o novo disco, disponível pra baixar. Grátis daqui uma hora. Priceless.

20110205

Talking Heads - Crosseyed and Painless


Talking Heads é pra mim a maior influência entre as bandas desse início de século, desde Rapture até Vampire Weekend,passando por meia Londres e NY. E isso se justifica plenamente em um mundo que divide guitarras com batucadas em qualquer passeio de rua(em metropoles, claro) ou em festas pela madrugada(menos Porto Alegre, que é racista, ponto). Não é vontade de se globalizar, simplesmente é. Um ouvido atento deixa impassível o quadril, mas também pede energia, afro+ rock. O eletro veio, passou, voltou, mas nada mais é do que um jeito de fazer rock através do computador, aproveitando a plasticidade de timbres sintéticos, e a mistura de referências de décadas passadas, 70 com 80. Mas "africanizar" a música é mais "sociológico", mais orgânico e menos racional.
Nesse show os Talking Heads se mostravam frutos dessa mistura, no palco, uma banda two tone, mas no som se vê a herança disco(pô, NY...) e essa ênfase pós punk da guitarra contundente, quase chata, mas que cansou dos riffs de rockenrou clássicos.


20110128

The heat is the hit.


Porque o hackers não fazem algo do tipo: cada vez que alguém escrever CALOR no facebook, se planta uma árvore ou algo de qualquer coisa ÚTIL.

Ou por outro lado, se pode trocar a palavra por algo mais divertido, tipo:
Faz um AMOR absurdo em Porto Alegre.

Nessas horas penso no Guiñazu, que treina de abrigo a qualquer temperatura.
Tente achar uma delícia. É difícil, mas vale pelo exercício mental.

Clipes com cenas no gelo também podem ajudar.

Só um climinha

Woodstock on ice

20110110

Mombojó - Papapa -


Fazia tempo não curtia um som/clipe/conceito de banda brasileira. A coisa caiu numa malandragem pra disfarçar mais referência do que talento insuportável. Mas depois dessa reclamaçãozinha, vamos ao que interessa. Música boa, adoro papapas em geral, mas tem um rock contido aí que me lembra coisas boas que não pretendo citar. Letra muito boa, imagens boas. E aí chegamos ao clipe, o equilibrio perfeito entre verba/preensão e realização. Tem o ar futurista retrô que é a nostalgia mais adequada aos dias de hoje, mas coreografias e uma falta de vergonha que só faz bem. Musical retrô futurista. Meninos vocês conseguiram. Parabéns.

20110107

Pulp 8 anos

Queridão

"Gente meiga e indefesa às vezes faz o maior barulho. Podem atrasar você de muitas maneiras. É inutil resistir ou lidar com elas pela força. Às vezes você tem apenas que morder o seu lábio superior e colocar os óculos escuros."
Bob Dylan, Crônicas.
Eu respeito o mau humor.

20110104

Cowboy do Espaço - Stingray Sam Trailer



Conheci no cine esquema novo e achei bem engra;çada, musical, dinâmica e bla bla bla, mas acho que dá uma boa pista do tipo de conteudo que se pode veicular em midias alternativas.
Tem série completa no iutubiu. Porque lá fora tá muito quente.