20080821

ÍBA. AS ORIGENS



Quis saber mais sobre o ÍBA, O MONSTRO DO GUAÍBA, e na falta absoluta de mais informações, fui checar uns dados sobre Porto Alegre, maior cidade dentre as que são banhadas pelo LAGO GUAÍBA(já estou me acostumando).

Bem, como são eleições, esses dados ficam disponíveis em qualquer lugar. No caso a fonte(dos dados, não das conjecurações) foi o CLICRBS.

Qualidade de vida

Expectativa de vida: 71,59 anos (FEE/2000)
80.038 hectares de áreas verdes (SMAM)
1 milhão de árvores plantadas em vias públicas
Mortalidade infantil:
12,37 por mil nascimentos (FEE/2006)
Parques:
8, além do Parque Natural do Morro do Osso, da Reserva Biológica do Lami, e do Parque Saint'Hilaire
Praças:
571 urbanizadas
Esgoto Tratado:
27%
Taxa de anafalbetismo:
3,45% (FEE/2000)

Me chamou a atenção, o fato de que apenas 27% do esgoto é tratado!
São 1.415.237 habitantes (FEE/2006) e...
Abastecimento:
99,5% da população
Número total de ligações:
271.282
Unidades com água e esgoto cloacal: 119.145
Unidades com água e esgoto misto (cloacal e pluvial): 77.613

A grande maioria não tem esgoto tratado, 1.143,955 pessoas, ainda que quase todas recebam água limpinha na torneira, despejam todos os seus piores substantivos, os quais prefiro manter longe deste blog.

Assim, pode-se imaginar que todo esse caldo, somados às contribuições de vizinhos como São Leopoldo que por sua vez tem apenas 21% da m... tratada, e mais dejetos industrias, tudo com um molho de óleo de barcos e frigideiras, é inevitável associar o ÍBA como uma espécie de Jacaré que ficou bombado. Sim, os Jacarés são frequentadores do encontro do Riacho IPIRANGA, que deságua no Guaíba. Água, sofás, pneus, animais...Bem, os Jacarés gostam de tomar sol ali também. Não acredita?

Talvez essa dieta tenha provocado uma adaptação ao novo meio.
Pode-se ver que o pescoço grande é útil para alcançar lugares mais altos, além do Rio, como a calçada, por exemplo, onde encontra uma fartura de alimento. Mas repito, são conjecções, supositórias e imaginantes.

Bem, se alguém mais poder contribuir para essa investigação, será de grande utilidade para este momento, em que novamente temos a chance de discutir esses fenômenos.

Para o próximo : o ÌBA, é um problema da cidade, do estado, federal ou chamem a CNN?
Em breve faremos desenhos para comprovar a teoria.

20080820

ÍBA, O Monstro Do Rio Guaíba

Porto Alegre é do contra e tem mania de grandeza. Só isso justifica o fato de que, apesar de ser um Lago, o Guaíba ainda é chamado Rio Guaíba.

Os rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico. Possui área de 547 quilômetros quadrados, comprimento de 50 quilômetros, largura variável entre 900 metros e 19 quilômetros, profundidade média de 3 metros e canal de navegação entre 4 a 6 metros, volume de 1,5 bilhão de metros cúbicos.

Pois é uma área bem grande e ainda desconhecida. A maioria dos portoalegrenses só lembram do "Rio" Guaíba por causa de seu belo pôr-do-sol, mais conhecido entre os locais como " o mais bonito do mundo". Por isso, não é de estranhar que os locais não conheçam, nunca viram, nem ouviram falar do ÍBA, ou " O Monstro Do Rio Guaíba".

Apenas pessoas que todos os dias podem dar uma olhada no Guaíba tem a possibilidade de vê-lo, uma vez que, para sorte de todos, ele não sai da água. Porém, pouco se sabe sobre o ÌBA. OS que viram, pescadores, jet-skyers, velejadores e barqueiros em geral não tem relatos concretos sobre ele. Mas se identificou um hábito peculiar. De 4 em 4 anos ele aparece com mais frequência, coincidindo com as campanhas para prefeitura da capital dos gaúchos. Assim, se oferece uma boa oportunidade de, olhando atentamente para o Lago Guaíba(e para seu nome correto)poder vislumbrar, entre as amplas possibilidades de desfrute da vista, da água, da navegação entre as ilhas e margens opostas, além de observar o ÍBA, que parece querer ver, de 4 em 4 anos, se alguém dá bola pra ele e para o Lago que lhe serve de habitat.