Os rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico. Possui área de 547 quilômetros quadrados, comprimento de 50 quilômetros, largura variável entre 900 metros e 19 quilômetros, profundidade média de 3 metros e canal de navegação entre 4 a 6 metros, volume de 1,5 bilhão de metros cúbicos.
Pois é uma área bem grande e ainda desconhecida. A maioria dos portoalegrenses só lembram do "Rio" Guaíba por causa de seu belo pôr-do-sol, mais conhecido entre os locais como " o mais bonito do mundo". Por isso, não é de estranhar que os locais não conheçam, nunca viram, nem ouviram falar do ÍBA, ou " O Monstro Do Rio Guaíba".

Apenas pessoas que todos os dias podem dar uma olhada no Guaíba tem a possibilidade de vê-lo, uma vez que, para sorte de todos, ele não sai da água. Porém, pouco se sabe sobre o ÌBA. OS que viram, pescadores, jet-skyers, velejadores e barqueiros em geral não tem relatos concretos sobre ele. Mas se identificou um hábito peculiar. De 4 em 4 anos ele aparece com mais frequência, coincidindo com as campanhas para prefeitura da capital dos gaúchos. Assim, se oferece uma boa oportunidade de, olhando atentamente para o Lago Guaíba(e para seu nome correto)poder vislumbrar, entre as amplas possibilidades de desfrute da vista, da água, da navegação entre as ilhas e margens opostas, além de observar o ÍBA, que parece querer ver, de 4 em 4 anos, se alguém dá bola pra ele e para o Lago que lhe serve de habitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário