20090112

LENÇO PALESTINO - um modo MAIS ÚTIL de usar



Como se diz na Espanha, MUY DE MODA estes lenços palestinos durante todo o ano de 2008.
Então todo moderninho tem. Até eu tenho, mas quando usava me sentia um tiozito metido a modernito.
Bom, enfim achei uma coisa útil pra fazer com ele.
BOTAR NA JANELA EM APOIO AO POVO PALESTINO.
VOCÊ, MODERNO, FAÇA O MESMO.
SEJA ÚTIL.
A grande tendência para os próximos anos.

Essa nova guerra velha já conta 245 CRIANÇAS mortas. Elas estão no fogo cruzado de interesses muito grandes. Hoje li uma frase que me fez pensar melhor e ponderar em relação aos israelenses. Os palestinos deveriam amar mais suas crianças do que odiar os israelenses. O povo palestino está sendo USADO como escudo pelo HAMAS, que, financiado pelo Irâ, usa a proximidade do território com Israel para criar essa tensão e desmoralizar Israel frente à opinião pública mundial. Por outro lado, Os Israelenses estão cometendo crimes de guerra, pelo uso de armas químicas, execuções sumárias, e bombardeios em lugares onde o mais correto seria um resgate.

Então, pela paz, e por uma palestina livre e realmente independente: PENDURE SEU LENÇO PALESTINO NA JANELA!

3 comentários:

lúcia carolina disse...

Rafael Ferreti ! Ótima idéia ! Falou com o âmago da minha vontade !

Engraçado que um ano atrás, num restaurante, numa travessa da Paulista, eu e uma amiga falamos por horas e horas sobre o uso dos lenços com estampa típica dos palestinos.

E sobre como ... bom até gostaríamos de ser boas pessoas, sorridentes, dóceis ... mas como estas modas não conseguem não ser IRRITANTES ! Qualquer das modas grudentas, como qualquer jargão grudento, como refrão de música de campanha política ! Insistentes, enfadonhos, tornam tudo um ritmo só, uma constância aborrecedora !

Bom, muito pior então quando o caso é sobre apropriação de uma matéria que para um grupo de pessoas é identidade, coisa séria.

Pensávamos, "será que eles não acham bobo demais?"; Pq não foi uma coisa que apareceu como apareceram as estampas e os tecidos escoceses. Os lenços são um objeto que não conhecemos, de uma cultura que pouco conhecemos; Não sabemos como e porque aquilo é usado dentro do grupo que o criou, devem ter várias delicadezas na sua feitura, no uso, na sua história. Alors, na Escócia os tecidos são usados mesmo para a vestimenta, embora tenha significações culturais, tribais, e tal; Mas o lenço palestino sequer é vendido pelos próprios palestinos.

Enfim, ficou em Bárbara (minha amiga) e em mim uma impressão que estávamos vulgarizando mesmo uma peça cujo uso original era delicado. E não que um estrangeiro não pode ter acesso às delicadezas estrangeiras, mas que saiba o que ocorre, como pode; Por respeito, que conheça o significado daquilo, identifique a peça, seus detalhes, saiba ler para usar.

Bárbara comentou, nas palavras dela, que alguns anos atrás, nos seus 'deutsche anos', os meninos e as meninas do colégio usavam a manta palestina e ela não se sentia à vontade diante daquilo. Tinha um palpite interior de estranheza. Poxa, bem formados europeus, de classe média, portanto como 'moda política' um pedaço de pano que deveria ter uma série de significados, num povo oprimido sim, mas que eles mal conheciam.

Enfim, falei, falei, mas tua idéia é a melhor coisa que fizeram das mantas palestinas, desde que elas saíram dos seus cenários com suas identidades perfeitamente ignoradas.

lúcia carolina disse...

HAUHAUAHUAHAUA, "Até eu tenho, mas quando usava me sentia um tiozito metido a modernito."

hahahahahahaha.

Anthea disse...

Nossa, essa sua visão do mundo é realmente admiracel. São poucas as pessoas que têm consciência de que o mundo nÂo é só samba e futebol. E importante que alguem mesmo que pela internete exponha opniões realmente inteligentes, opniôes que divergem daquilo que se é imposto por forças maiores ou falta de iniciativa. As crianças palestinas realmente precisam de ajuda. Porém elas so consiguirão quando esse povo realizar que Deus não esta em basucas e escopetas e sim no olhor daquelas que sofrem sejam crianças ou não. Parabens pelo pensamento...