20081201

Uma união bem iluminada

Comunidade da região arrecadou fundos para instalar postes na Rua Pinheiro Machado

“Um grupo de moradores da Rua Pinheiro Machado, no bairro Independência, ‘copiou’ a idéia da nova iluminação da Rua Santa Terezinha, no bairro Bom Fim.

Os postes de luz medem em torno de sete metros de altura, ficando acima ou entre as árvores, restando prejudicada a luminosidade da via. A colocação desses novos postes de aproximadamente 3,5 metros, consegue iluminar adequadamente e embeleza a rua.

O município faz o projeto e fornece a mão-de-obra, e os moradores entram com o material a ser utilizado: postes, lâmpadas, fios etc.

Uma idéia iluminada, onde os moradores colaboram com o poder público, suprindo eventual deficiência na colocação de postes e, ao mesmo tempo, gozam dos benefícios da iluminação.”

Para conseguir melhorar a iluminação na Rua Pinheiro Machado, os moradores precisaram apenas de organização e planejamento. Ao receber a idéia em uma reunião do condomínio Monarca, o síndico Leon Hernandes Dziekaniak procurou a Divisão de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) para saber qual o procedimento deveria ser seguido. E teve uma surpresa.

– A burocracia é pequena, foi tudo simples e não precisei perder tempo com ofícios – lembra Dziekaniak.

Em seguida, buscou apoio entre os vizinhos. Além do condomínio onde é síndico, participaram do projeto outros três prédios e uma escola da região. A soma das forças ajudou a derrubar os preços. Cada um dos cinco participantes entrou com R$ 1 mil para comprar o material necessário.

– Desde a idéia até a instalação levou menos de um ano. É o tempo para o departamento fazer o projeto, a gente conversar com os vizinhos e levantar o dinheiro. Valeu a pena, a rua está parecendo uma praça, e a sensação de segurança aumentou – diz.

A nova iluminação, com seis postes, começou a funcionar no início de setembro no trecho entre a Independência até a Gonçalo de Carvalho. Quem gostou do movimento dos moradores pode seguir o exemplo. O primeiro passo é ligar para a Smov, pelo telefone 3289-8565, e pedir um projeto para a rua, explica o diretor da divisão de iluminação, José Luís Toffoli.

– A etapa de estudo e planejamento da iluminação leva de uma semana a 10 dias para ficar pronto. Mas vale lembrar que a prefeitura está para lançar o Projeto Reluz. Neste projeto, a iluminação na cidade será revitalizada, com a troca de 80,5 mil luminárias e lâmpadas públicas da cidade – fala.

A previsão é que o Reluz saia do papel no fim deste ano ou início de 2009.

Nenhum comentário: