20081011

INTELECTUAL, CHEGOU A SUA HORA!



A crise financeira atual é a tragédia mais anunciada pela mídia em toda história, depois do colapso ambiental. Há anos se lê sobre "bolha imobiária", mas a economia seguia em ritmo acelerado, desgovernada. Muito se usa a metáfora da locomotiva na economia, os Estados Unidos sendo o carro a puxar os outros vagões. Acho que dentro dessa locomotiva há um bando de diferentes nacionalidades e aptidões, e de dentro dos outros vagões tentam escapar diferentes pessoas, no seu geral quem tenta pensar. O resto é estagiário ou passageiro.
Corretores da bolsa, donos de banco, traficantes de droga que enriquecem alimentando esse frenesi, advogados que usam a justiça a favor do seu cliente, e mais o resto da humanidade que crê no bem, ou não. Todos estamos nesse trem. Todos vítimas. Se podem explicar por diferentes metáforas e linguagens as origens do colapso do dinheiro virtual, mas o que ninguém consegue explicar é como não se pôde mudar a trajetória do trem, barco, sistema, em direção ao desfiladeiro.
Acho que teve muita gente que se preparou bem, entre perdas e ganhos, algo garantiu. Mas muitos desavisados, em um sistema social que aboliu a reflexão, agora se pergunta, o que acontece. Mas tem algo de patético nisso, como se assistíssimos um "tele catch" uma luta livre fake, aquelas de mascarados, acreditando no embate.
Sob o rótulo de "burrocracia" sistemas complexos de regulamentação foram abolidos. Em seu lugar, a liberdade. Pois bem, encurtando o assunto. Agora que nem os economistas sabem o que está acontecendo, e o que vai acontecer, chegou a hora dos INTELECTUAIS!!
Dedicados, SÉRIOS, profundos mas também versáteis, eles não vão salvar o mundo de nada, mas podem tranquilizar muito com todos seus sinônimos para sintomas, ao descobrirmos que, mais uma vez, o mundo não acabou, só ficou diferente.
Então vamos tentar aproveitar as características desse "diferente" primeiro por falar sobre ele.
Alguém se arrisca a começar?
Intelectual, não tenha medo de ser um.

Nenhum comentário: